Conheça os tipos de projetos mais comuns e imprescindíveis para uma construção mais assertiva, rápida e eficiente.
Bom, você já deve saber que existem alguns tipos de projetos, né? Mas será que sabe realmente quais são e para quê cada um deles serve?
Nas construções e reformas residenciais, existem diversos projetos que têm o objetivo de prever e descrever como os espaços serão feitos para que o estilo e o conforto dos usuários sejam respeitados.
Além disso, também proporcionam uma maior economia de recursos e consequentemente, de investimento.
Nesses projetos são definidos os tamanhos dos ambientes, a posição estratégica dos móveis, os revestimentos, a necessidade de isolamentos térmicos e acústicos e outros fatores que vão influenciar o dia a dia de quem utiliza um determinado ambiente.
Quer saber mais sobre os tipos de projetos de arquitetura e qual é a importância de cada um? Confira este artigo que preparamos para você. Boa leitura!
A primeira coisa a se fazer ANTES de se iniciar uma obra é consultar os profissionais e definir os projetos necessários, pois esta é uma das principais etapas na qual você e sua família devem estar muito bem alinhados com quem se identifiquem.
Não precisamos dizer muito sobre a importância dos projetos, mas de forma resumida, com eles você terá o mapa e o roteiro de como levar você do ponto A até o ponto B – sendo o ponto A o seu desejo de moradia, e o ponto B a obra concluída.
Com eles você terá uma construção mais assertiva, rápida e eficiente.
Alguns dos projetos mais utilizados são:
A escolha do profissional
Cada um destes projetos tem a suas especificações e visam resolver determinados assuntos, e qualquer decisão isolada, pode influenciar em outro projeto.
Por isso é tão importante desenvolver todos de forma compatível e organizada, se não virará uma pilha de papel que não levará a lugar algum.
Obviamente que nossa intenção não é fazer uma lista com todos os tipos de projetos que existem, mas a ideia é mostrar que não existe “apenas um projetinho, ou desenho”.
Acima de tudo, o profissional que entrega apenas um desenho ou uma planta sem informações, não está valorizando a sua profissão. Assim como o seu estudo e muito menos o tempo e investimento de seus clientes.
Cuidado!
Devemos tomar cuidado com esse tipo de profissional, pois além de estar enganado, ele está deixando o seu cliente com informações incompletas e com uma sensação de que tem tudo o que precisa para a obra.
Quando na verdade, ele mal começou a juntar as informações necessárias, e o futuro pode ser devastador, tanto para a obra, quando para o bolso do cliente.
Conclusão
O que fizemos aqui foi listar os projetos mais comuns que envolvem as construções atuais, sejam elas construções novas ou reformas, residenciais ou comerciais.
Entretanto, a necessidade ou não desses projetos e a profundidade de detalhes necessários vai depender do tipo e tamanho da construção que deseja ser feita.
Por isso a importância de ter sempre ao lado profissionais capacitados e com uma equipe técnica de qualidade para que tudo isso não se torne um pesadelo.
Depois de saber sobre os tipos de projeto, visite o nosso Blog para acessar mais dicas e informações sobre Arquitetura.
Está a procura de uma equipe de profissionais experientes e capacitados para realizar seus projetos? Estamos prontos para conversar com você, basta enviar o seu contato no formulário abaixo ou nos chamar no WhatsApp!